quinta-feira, 29 de julho de 2010

Cansanção: a cidade mais ousada da região


Vias de acesso

Saindo de Feira: Pela BR116, até Serrinha, seguir pela BA 084 via Santa Luz até a BA 120. Outra via de acesso é seguir a BA 120 que liga o Município até Euclides da Cunha.


Breve Histórico


O atual Município de Cansanção foi originado de uma parte da Fazenda do mesmo nome, de propriedade do Sr. Luiz Buraqueira. Mais tarde vieram fixar residência no local os Srs. José Ambrósio Modesto, Domingos Manoel de Jesus, Isidoro Modesto e Lúcio Silva. O nome Cansanção foi dado em decorrência de haver nessa região muitos arbustos urticários com esta denominação. Em 1896 a localidade já contava com oito casas, servindo naquela época para descanso das Tropas Federais que vinham deQueimadas em direção a Monte Santo para combater os “jagunços” de Antonio conselheiro em Canudos.

Como primeiro local de devoção, existia no arraial uma casa de dois andares de propriedade do Sr. Felipe Balão, onde os fiéis se reuniam para rezar e fazer devoção (novena) à Senhora Santana, que continua até hoje como a Padroeira da Cidade e Município de Cansanção.


Nenhum comentário:

Postar um comentário