Dados gerais
Fundação: 1812
Gentílico: araciense
Microrregião: Serrinha IBGE/2008
Região metropolitana: Sisaleira
Municípios limítrofes: Teofilândia, Conceição do Coité, Tucano, Santaluz, Cansanção, Barrocas, Nova Soure, Biritinga, Quijingue
Distância até a capital: 211 quilômetros
Código de área: 0xx75-266
Emancipação política
Em 14 de novembro de 1956, foi desmembrado de Serrinha pela Lei Estadual nº 863, quando foi criado um só município, o da sede, situação em que permanece.
Breve Histórico
Araci foi fundada por José Ferreira, e era conhecida como a cidade do Raso, antes da emancipação pertenceu a cidade de Serrinha. Araci fica a aproximadamente 210 quilômetros de Salvador. Sua área territorial é de aproximadamente 1530 km²; em seu território há os distritos de Nazaré, Lagoa do Curral, Pedra Alta, João Vieira, Várzea da Pedra, Tapuio, Cubiça, Lagoa Escura, Barreiras, Barbosa, Poço Grande, Rufino, Caldeirão, Campo do Eloi, Calderão Novo, Sapé, Campo Grande, Lagoa da Laje, Tinguí e etc.
Sendo também, Se originou na sede da Fazenda Raso, onde formaram o povoado em torno de uma capela. A fazenda está localizada no município de Serrinha onde, mais tarde foi desmembrada de tal município tornando-se um distrito chamado Nossa Senhora da Conceição do Raso.
O município se desmembrou pelo fato de estar se desenvolvendo na agropecuária e no comércio e podendo sustentar suas despesas. Isso ocorreu em 12 de dezembro de 1890. Em 1904, o município passou a se chamar Araci, mas foi extinto em 1931 após decair em seus trabalhos sustentáveis. A partir da extinção, Araci foi novamente anexada a Serrinha.
Fonte: portal da prefeitura de Araci
Nenhum comentário:
Postar um comentário